27 de novembro de 2007

Islândia é melhor lugar para se morar e África, o pior, diz ONU, e o Brasil colocado em 70º

Mundo
27/11/2007 14:34:48Islândia é melhor lugar para se morar e África, o pior, diz ONU
Paisagem comum da Islândia: um pouco frio, mas tranqüilo para se viver.BRASÍLIA (Reuters), 27 de novembro - A Islândia superou a Noruega como melhor país do mundo para se viver, revelou uma tabela anual da Organização das Nações Unidas (ONU) publicada nesta terça-feira e que novamente coloca os países da África subsaariana nas últimas colocações.O Brasil ficou em 70º lugar no ranking, entrando pela primeira vez no grupo considerado de "alto desenvolvimento humano", mas ainda atrás de seus vizinhos, como Cuba, por exemplo.
Os países ricos aparecem nas melhores posições. Os cinco primeiros são a Islândia, a Noruega, a Austrália, o Canadá e a Irlanda. Os EUA caíram de oitavo, no ano passado, para 12º na lista elaborada segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU.
Na outra ponta da tabela, o índice, que leva em conta dados de 2005 sobre expectativa de vida, educação e renda per capita real, revela que todos os 22 países colocados na categoria "baixo desenvolvimento humano" encontram-se na África subsaariana. Serra Leoa é o último colocado.
Em 10 desses países, duas crianças de cada cinco não chegarão à idade de 40 anos, disseram os responsáveis pela lista, elaborada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O relatório do ano passado afirmou que a epidemia de Aids havia tido um "efeito catastrófico" sobre a expectativa de vida na região.
O índice lista 175 países-membros da ONU mais Hong Kong e os territórios palestinos. Ele não inclui 17 países, entre os quais o Iraque, o Afeganistão e a Somália, porque não há dados suficientes a respeito deles.
A Noruega ocupou a primeira posição da lista durante seis anos, mas se viu superada pela Islândia em 2007 por causa das novas estimativas sobre a expectativa de vida e dos dados atualizados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do país, afirmou o relatório.
Autoridades da ONU minimizaram a importância das trocas de posição no curto prazo, incluindo a escorregada dos EUA para a 12ª colocação. Elas disseram que se dados usados na elaboração da lista deste ano estivessem disponíveis para a lista do ano passado, os EUA teriam ficado em décimo lugar, não em oitavo.
O país ganha muitos pontos devido a seu PIB per capita real, de 41.890 dólares, menor apenas que o de Luxemburgo (60.228 dólares), mas não se sai tão bem no quesito expectativa de vida - a pior dos 26 países mais bem colocados, ao lado da Dinamarca e da Coréia do Sul, com 77,9 anos.
Os japoneses registram a maior expectativa de vida - 82,3 anos - e os zambianos, a menor - 40,5.
O relatório afirmou que a maior parte dos países viu seu índice de desenvolvimento humano aumentar nos últimos 30 anos. Mas em 16 deles a cifra é menor do que em 1990. E em três - na República Democrática do Congo, na Zâmbia e no Zimbábue -, menor do que em 1975.
O PIB per capita da Islândia é 45 vezes maior que o de Serra Leoa.
Texto de Patrick Worsnip

Então, já não é tão bom assim morar no Brasil? Opine?

25 de novembro de 2007

Links favoritos

Comunidade Cristã no Orkut

Powered By Blogger